Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

13/12/2012

Orquestra do IPDAE lança seu primeiro CD Sinfonia da Lomba

O primeiro CD da Orquestra Jovem IPDAE, Sinfonia da Lomba, será apresentado ao público hoje (19), às 16h, na Igreja São José (Av. Alberto Bins, 467- Centro). O grande pianista, regente, arranjador, compositor e maestro mineiro, Edmundo Villani Cortês, é presença confirmada no lançamento. Seu trabalho é homenageado com a canção Miniaturas Brasileiras, quinta faixa do álbum. A gravação do CD é patrocinada pelas Borrachas Vipal e tem o apoio cultural do Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil, de Clemente Design e da Comunidade São José. Após o concerto, os músicos farão uma sessão de autógrafos.

Criada há seis anos, a Orquestra é formada por jovens de 15 a 20 anos da Lomba do Pinheiro, uma das regiões mais pobres e violentas da Capital. Com um instrumento nas mãos, levam dentro de si o desejo de transformar sua realidade, suas famílias e sua comunidade. O anseio não é mais somente um sonho. A orquestra viverá o momento mais significativo na vida de um músico: o lançamento do primeiro CD. Depois de um ano de preparação, a especial sonoridade deste grupo, mesclando os ritmos e as melodias bem brasileiras de Villa-Lobos e Villani-Côrtes, às belas harmonias de Mozart, Purcel, Telemann, Pachelbel e Bach, embalará em 15 faixas quem gosta de boa música e se emociona com histórias de superação. Boas referências não faltam. No ano de 2010 e 2011, músicos da Orquestra sagraram-se vencedores do Concurso Jovens Solistas, promovido pela Orquestra de Câmara Fundarte. Uma prova da qualidade individual de seus integrantes.

Por isso, a regente da Orquestra, violonista formada pela UFRGS e coordenadora pedagógica da Escola de Música do IPDAE, Rosângelados Santos, foi bastante exigente na escolha do repertório e na execução das obras. “O projeto surgiu através do convite de Marcos Abreu, técnico de áudio que grava grande parte das orquestras de Porto Alegre. Ficamos durante um ano adiando, mas em 2011 vimos que era a hora certa, todos haviam evoluído musicalmente para a grandeza do que queríamos fazer”. Rosângela conta que o processo de preparo é árduo. Os 15 alunos ensaiam juntos de seis a sete horas por semana e o resultado é uma seleção de músicas eruditas, executadas com primor, que privilegiam a qualidade individual dos músicos em solos de viola, flautas doce e transversas. “Esses jovens buscam em conjunto uma harmonia musical e espiritual, e alimentam suas almas com o desejo de profissionalização. Este CD é fruto de um trabalho coletivo, de amizade e cumplicidade. É um registro onde cada um colocou uma parte de si. É uma sintonia e uma energia coletiva traduzida em sons, resultando neste belo trabalho”, finaliza.

Um dos talentos cultivados pela Orquestra é Priscila de Souza Pinto, de 20 anos. Há quatro anos começou na Orquestra tendo a músicaapenas como um hobby. Hoje, a brincadeira é trabalho sério. Juntamente com seu irmão gêmeo, Thiago de Souza Pinto, foi aprovada no exame específico da UFRGS,para viola. Estudando 12 horas por dia, torce para que em janeiro o exame geral para a universidade abra portas para quatro anos de profissionalização no que mais gosta de fazer: tocar. Priscila não esconde a vontade de retribuir com o trabalho feito na Orquestra. “O IPDAE é uma instituição que além de educar musicalmente, também forma as pessoas. Eu pretendo voltar e colaborar para a formação de outros jovens. É uma via de mão dupla. Nós recebemos, mas temos algo para dar em troca”, conta.

Rafael dos Santos Marques, de 19 anos, é outro exemplo de que a arte pode dar uma direção promissora a muitas vidas. Há seis anos na Orquestra, Rafael sempre se interessou pelo universo musical, mas foi o IPDAE que fez com que enxergasse no som e na melodia uma vida e uma carreira. Rafael também passou no exame específico da UFRGS para flauta transversa, junto com seu colega Luciano Gularte, e está focando seu tempo no vestibular. Para ele, o CD é uma realização que colocará sua tão sonhada e batalhada carreira em outro nível. “Esse lançamento significa eternizar algo que foi feito com dedicação durante um bom tempo. Quero retornar ao IPDAE depois de me tornar um profissional para passar tudo que estou aprendendo e vivendo aqui”, diz.

A Orquestra faz parte da Escola de Música do IPDAE, que é mantida pelo Instituto Popular de Arte-Educação –IPDAE,organização não governamental que, no ano que vem completa 15 anos, atende gratuitamente, cerca de 200 crianças e adolescentes, além de manter projetos de incentivo à leitura e à educação patrimonial. A intenção, explica a fundadora e diretora-executiva do IPDAE, Fátima Flores Jardim, é disseminar o interesse pela música e mostrar que a periferia também tem talentos. “Queremos que os integrantes da nossa Orquestra sirvam de exemplo a outros jovens”, acrescenta.

Serviço:

O quê: lançamento do CD “Sinfonia da Lomba”, da Orquestra Jovem do IPDAE

Quando: às 16h do dia 19 de dezembro (quarta-feira), na Igreja São José (Av. Alberto Bins, 467- Centro).

Quanto: gratuito

Como ajudar o IPDAE: depósitos na conta do Banrisul, agência 040,
conta 06055813-02, através do e-mail ipdae@ipdae.com.br ou do telefone (51) 3336-3713, com Fátima.

Saiba mais:

O Instituto Popular de Arte-Educação é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, apartidária, fundada em Abril de 1998, localizada na Cidade de Porto Alegre, no Bairro Lomba do Pinheiro. É uma instituição que propõe o acesso à leitura, à música, à arte e à cultura como instrumentos mediadores na formação do indivíduo.

O IPDAE mantém a Biblioteca Leverdógil de Freitas, sendo uma biblioteca central e duas Ramais, a Escola de Música IPDAE, o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião.

A Biblioteca Leverdógil de Freitas além de empréstimos de livros mantém diversos programas de fomento à leitura, tais como: Contação de Estórias, Oficina de Leitura, Gincana da Leitura, Leitores do Ano, Curso de Xadrez, Varal da Poesia e Concurso de Contos.

A Escola de Música oferece, gratuitamente, cursos de Flauta Doce, Flauta Transversal, Violino, Viola, Violoncelo, Teoria Musical, e mantém a Orquestra Jovem, a Orquestra Infanto-Juvenil , o Grupo de Flautas Transversas e a Orquestra de Violoncelos IPDAE.

O Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião desenvolvem atividades de Educação Patrimonial,Educação Ambiental,Curso de Teatro,Curso Pré-Vestibular e Aulas de Reforço Escolar.

Prêmios:

  • Prêmio Betinho “ATITUDE CIDADÔ, edição 2010 – Destaca a Presidente-Fundadora do IPDAE;
  • Prêmio Joaquim Felizardo, edição 2009 – Destaque de Cultura: trabalho realizado pela Orquestra Infanto-Juvenil IPDAE;
  • Prêmio Lideres e Vencedores, edição 2009 – Categoria: Expressão Cultural, promovido pela Federasul e Assembléia Legislativa;

  • Relacionado a IPDAE:

    21/12/2012

    Orquestra Jovem do IPDAE apresenta CD Sinfonia da Lomba no auditório do Banco do Brasil

    [...], a Orquestra Jovem do IPDAE se apresenta nesta quinta-feira (27), a partir das 16h, no auditório do Banco do Brasil ...

    Últimos releases

    08/02/2018

    O futuro do varejo

    Alexandre Skowronsky, da Global, voltou empolgado da NRF Retail’s BIG Show 2018, em Nova Iorque, maior feira de varejo do mundo.

    Agência Global

    29/01/2018

    Batizado no 69º Brasileiro de Snipe!

    Os atletas que velejam primeira vez em um campeonato nacional não escapam do batizado.

    Clube dos Jangadeiros

    29/01/2018

    Giovanne Pistorello e Gabriel Simões chegam ao pódio no Brasileiro de 29er

    O Clube foi mais uma vez bem representado em uma importante competição da vela nacional.

    Clube dos Jangadeiros

    Ver todos