Press releases
31/03/2016
ONG Parceiros Voluntários apresenta, na ACIST, resultado do projeto PRINCÍPIOS PARA GESTÃO SOCIAL SUSTENTÁVEL
Durante café da manhã, no dia 31 de março, às 8h30min, na sede da Associação Comercial Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACISSL), 25 organizações sociais de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Ivoti, receberão seus diplomas e três delas apresentarão depoimentos sobre o impacto positivo da capacitação gratuita sobre seus processos de gestão e sustentabilidade. Evento segue até às 12h.
Após seis meses de treinamento, curso gratuito oferecido pela ONG Parceiros Voluntários e pelo Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo chega ao fim com resultados que prometem trazer novos patamares de crescimento a 25 organizações sociais da região. Além do balanço final do projeto Princípios para Gestão Social Sustentável, o café da manhã do dia 31, das 8h30min às 12h, na sede da Associação Comercial Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST), contará com o depoimento de três instituições que participaram da capacitação: Associação Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP), Instituto Lenon Joel pela Paz e Instituto Educacional e Social JUADI. A confirmação para participar do evento gratuito pode ser feita pelo e-mail mari@parceirosvoluntarios.org.br ou pelo fone 51- 2101 9778.
O curso ofereceu, no total, 72 horas de treinamento, divididas em três etapas: horas presenciais, horas semi-presenciais e consultoria individualizada, realizada por especialistas que visitaram as ONGs para fixar e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante as duas etapas anteriores do projeto. “Cada instituição recebeu um atendimento personalizado de acordo com suas necessidades e características. Esse acompanhamento efetivo das consultoras proporcionou um retorno específico para cada uma delas”, avaliou a coordenadora do projeto Mari Lúcia Larroza.
Ao todo, foram certificadas 28 lideranças de 25 instituições, que ficaram responsáveis por compartilhar o conhecimento com suas equipes. O conjunto dessas Organizações movimenta 745 pessoas (entre funcionários, consultores e voluntários) e atende 6.597 beneficiários diretos – aproximadamente, 16,5 mil indiretos nas comunidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Ivoti. Observa-se também que, da equipe de 745 pessoas envolvidas no atendimento do público alvo das Organizações, 57% é voluntária. Isso demonstra o grande envolvimento do Terceiro Setor no atendimento às demandas sociais.
A fundadora da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, acredita que o êxito do projeto se deu porque “as lideranças querem, além de fazer a 'coisa certa', também fazer certo a coisa, isto é: que sua organização tenha objetivos, processos e projetos muito bem desenhados”. Afinal, conclui Maria Elena: uma gestão séria e transparente, é o maior agente mobilizador para as nossas causas. É um círculo virtuoso: mais credibilidade + voluntário. Mais voluntário + credibilidade. E assim, infinitamente”.
“Se o desejo é impactar de forma eficiente cada vez mais beneficiários, é fundamental que, antes, o Terceiro Setor consiga se aperfeiçoar. Para isso, é indispensável um esforço contínuo na obtenção de novos conhecimentos e processos”, reflete Fernanda Portieri, do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, apoiador do projeto. “Essa capacitação promove exatamente isso: o encontro entre quem busca melhores resultados e quem acredita que uma boa execução faz toda a diferença”, finaliza.
Ao longo do treinamento, o projeto abordou os temas Contexto Histórico da Assistência Social e Lideranças; Ferramentas de Gerenciamento de Projetos; Sustentabilidade e Redes Colaborativas para projetos; Introdução aos Princípios de Transparência e Prestação de Contas e Consultoria Individual por organização. Ministrada duas vezes por semana, a capacitação foi desenvolvida com o intuito de oferecer aos dirigentes de Organizações da Sociedade Civil conteúdos e ferramentas para a gestão de projetos sociais, como uma das formas de mobilização de recursos.
Depoimentos de ONGs participantes
Para Diego Batista, o projeto auxiliou o Instituto Educacional e Social JUADI) a “aperfeiçoar e melhorar aquilo que existia”, desde a informatização de processos ao planejamento de atividades. “O uso de ferramentas como o Mapa Mental e o 5W2H nos auxiliou a transpor nossos projetos do plano mental para o papel. Ou seja, estamos trabalhando agora com delegação de tarefas e prazos”, explicou. Segundo ele, a Organização também está repensando sua personalidade jurídica a fim de encontrar a melhor maneira para captar recursos. O JUADI é uma instituição com origem no Ministério Batista Cristo é a Vida (MBCV). Fundada em 1994, em Novo Hamburgo, tem por objetivo formar cidadãos a partir de atividades criativas, inovadoras e diferenciadas com crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.
O assistente social, Fábio Bernardo da Silva, é uma das 28 lideranças certificadas pelo Projeto Princípios para Gestão Social Sustentável. De acordo com ele, que coordena a Associação Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP), além de estimular a rede de contatos e a troca de experiências, o curso promoveu mudanças imediatas, como a colocação de banner na sala de espera, a exposição da Missão, Visão e Valores e a visibilidade dos nomes dos 18 parceiros. Embora recente, o resultado da iniciativa já pode ser notado. “Quando as pessoas chegam, elas observam, comentam e isso valoriza os nossos parceiros e a instituição”, observou. Criada no ano 2000 com o objetivo de dar suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade social, a AMMEP atende 92 famílias e 156 crianças e adolescentes de seis a 15 anos, no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo.
Para Aline Teresinha da Silva, colaboradora do Instituto Lenon Joel pela Paz, “a capacitação veio ao encontro para complementar e alinhar nossos conhecimentos com demais experiências e, assim, amadurecer e ampliar nossos processos de gestão. Além de estudo, o projeto fomenta discussões e trocas”. A ONG surgiu em 2006, após o assassinato do estudante Lenon Backes, à época com 16 anos, em São Leopoldo. Desde então, proporciona a 230 crianças e adolescentes, dos bairros Vicentina e São Miguel, um espaço de promoção e discussão da cultura de paz por meio de atividades de esporte, cultura e lazer.
Relacionado a ONG Parceiros Voluntários:
10/11/2019
Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração
28/10/2019
É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano