Notice (8): session_start() [function.session-start]: ps_files_cleanup_dir: opendir(/tmp) failed: Permission denied (13) [CORE/Cake/Model/Datasource/CakeSession.php, line 614]
Neiva Mello - Release - Nesta sexta-feira (20) mais de 300 estudantes participam do Fórum Tribos nas Trilhas da Cidadania na Capital

Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

18/10/2017

Nesta sexta-feira (20) mais de 300 estudantes participam do Fórum Tribos nas Trilhas da Cidadania na Capital


Maior movimento de voluntariado jovem do Brasil, criado pela ONG Parceiros Voluntários, com chancela da UNESCO, mobilizou neste ano 268 escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, um total de 8 mil estudantes e 288 tribos que desenvolveram  ações de maio a outubro nas trilhas do Meio Ambiente, Educação para a Paz e Cultura.

Nesta sexta-feira (20), 13 escolas da Capital e cerca de 300 alunos irão se reunir na Escola Municipal de Ensino Básico Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha (Rua Xavier de Carvalho, 274, Sarandi) para apresentar as ações voluntárias que desenvolveram de maio à outubro deste ano no projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, maior movimento de voluntariado infanto-juvenil do Brasil, criado há 14 anos pela ONG Parceiros Voluntários, com chancela da UNESCO.

Das 13h às 17h, os estudantes estarão acompanhados de seus professores para participarem de uma extensa programação que contará com exposição de trabalhos, apresentações de dança, teatro e música. No encontro, a Brigada Militar/Proerd irá  mostrar o seu Programa de Combate à Drogadição, enquanto a Polícia Civil apresenta o Papo de Responsa, um diálogo descontraído sobre violência, bullying nas escolas e o papel do policial na sociedade.

Também faz parte da agenda do dia um circuito de cinco  jogos cooperativos, que tem o objetivo de exercitar nos jovens a não-competição, uns auxiliando os outros na busca de objetivos comuns. E ainda homenagens aos educadores que acompanham Tribos nas escolas.

Nesta edição, Tribos nas Trilhas da Cidadania mobilizou 268 escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, um total de 8 mil estudantes e 288 tribos que desenvolveram ações de maio a outubro nas trilhas do Meio Ambiente, Educação para a Paz e Cultura.

“Tribos permite aos estudantes colocar em prática habilidades como liderança, criatividade, negociação e empreendedorismo que, aliadas ao trabalho voluntário, transformam seus ideais de igualdade e solidariedade em ação. O aluno é o protagonista, e como resultado de suas ações ele exercita a cidadania, trabalha o pensamento crítico, ética e o sentimento de pertencimento”, destaca o coordenador da ONG Parceiros Voluntários responsável pelo movimento, Guilherme Borba.

SERVIÇO

Quando: sexta-feira, 20 de outubro

Horário: 13h às 17h

Onde: Escola Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha (R. Xavier de Carvalho, 274 - Sarandi, Porto Alegre – RS)

Mais informações: (51) 21019765, com Guilherme Borba

Programação do Fórum de Tribos nas Trilhas da Cidadania

13h – Recepção dos estudantes - Apresentações musicais de Maria Fernanda da Costa, do The Voice Kids, voluntária tribeira do Colégio São Judas Tadeu, e de Cássio Castilhos, um dos destaques dos novos talentos do Galpão Crioulo. O jovem estará acompanhado pelo irmão Guilherme Castilhos. Os dois são voluntários tribeiros da Escola Rainha do Brasil.

13h40min – Abertura com momento cívico - Apresentação do Hino Riograndense por Cássio Castilhos, seguido da música Porto Alegre é Demais, por Maria Fernanda da Costa.

14h - Apresentação do Comitê da Juventude de Porto Alegre, formado por escolas que participam de Tribos. Irão apresentar a filosofia do projeto.

14h10min – Homenagem aos educadores que acompanham Tribos nas escolas.

14h20min – Apresentação dos projetos desenvolvidos  por três escolas: Colégio Concórdia, Leonardo Da Vinci e Maria Imaculada.

14h30min – Apresentação de dança da Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha – coreografia do Jingle da Parceiros Voluntários

14h40min – Apresentação da parceria com a Brigada Militar/Proerd - Programa de Combate à Drogadição.

14h50min - Apresentação dos projetos desenvolvidos pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias, Escola Estadual Oscar Schimitt e pela Fundação Pão dos Pobres.

15h – Apresentação da peça Bom Humor pela Colégio Rainha do Brasil.

15h35min - Apresentação dos projetos desenvolvidos pelo Colégio Rainha do Brasil, Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha, Escola Estadual Bahia e Senac-RS.

15h45min - Polícia Civil apresenta o programa Papo de Responsa, de combate à drogadição, violência, bullying nas escolas. Também debatem o papel do policial na sociedade.  

16h15min - Apresentação das ações voluntárias desenvolvidos pela Instituição Educacional São Judas Tadeu, Escola Estadual Rio Branco, Projeto Pescar ACIAL (Associação Comercial e Industrial de Alvorada) e Projeto Pescar Soul (empresa de ônibus de Alvorada).

16h30min – Circuito de cinco Jogos Cooperativos – Jovens irão participar de jogos sem competição. Um depende do outro para chegar ao objetivo do jogo.

17h – Encerramento do evento. 


Relacionado a ONG Parceiros Voluntários:

24/10/2017

ONG Parceiros Voluntários comemora 20 anos com homenagens no Partilhando Vivências nesta sexta-feira (27)

Instituição celebra duas décadas de trabalho voluntário organizado com apresentações culturais e homenagens na Faculdade Factum

14/09/2017

Neste domingo (17), a ONG Parceiros Voluntários realiza a Invernada Voluntária no Acampamento Farroupilha

Evento aberto à comunidade contará com apresentação dos voluntários e artistas Neto e Ernesto Fagundes, às 14h, e logo após todos serão...

Últimos releases

30/10/2017

Jangadeiros é campeão em três classes do Estadual de Monotipos da Fevers 2017

A competição aconteceu em Porto Alegre, com regatas no Clube dos Jangadeiros e no Veleiros do Sul

Clube dos Jangadeiros

24/10/2017

ONG Parceiros Voluntários comemora 20 anos com homenagens no Partilhando Vivências nesta sexta-feira (27)

Instituição celebra duas décadas de trabalho voluntário organizado com apresentações culturais e homenagens na Faculdade Factum

ONG Parceiros Voluntários

20/10/2017

Cleonice Bourscheid faz pré-lançamento do livro Ave, Água no Clube dos Jangadeiros

Obra inédita reúne poesia, meio ambiente e fotografias de diversos lugares do mundo

Clube dos Jangadeiros

Ver todos