Neiva Melo comunicação empresarial

“Repórter de verdade atravessa a rua de si mesmo para olhar a realidade do outro lado da sua visão do mundo"

Eliane Brum

“Os jornalistas deixam a gente mais inteligente”

Jorge Gerdau Johannpeter

“Não existe mobilização sem os jornais”

Mahatma Gandhi

“Aqui na agência, somos obssessivos por notícias de qualidade e resultados estratégicos”

Neiva Mello


Press releases

Notice (8): Undefined index: date_format [APP/View/Releases/view.ctp, line 14]

Cinco alunos do ensino fundamental de Porto Alegre são o centro de parceria inédita para transformar desperdício em combate à fome

  Projeto criado por estudantes de 10 e 11 anos, da 5ª série da Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (PAS), garantirá refeições de qualidade na mesa de 77 crianças da Escola de Educação Infantil Boa Vista, que atende filhos de moradores do Quilombo Silva e das vilas  Caddie e Resvalo. Por meio da iniciativa, o Rio Grande do Sul é exemplo no Brasil na transferência de alimentos excedentes de uma escola a uma instituição de vulnerabilidade social e poderá ser modelo de multiplicação para combater a fome. O Termo de Compromisso de Doação será assinado na quarta-feira (20 de maio), às 14h, no restaurante da PAS (Av. João Obino, 110).  Anualmente são produzidos 4 bilhões de toneladas de comida em todo o globo, porém metade deste volume é jogado no lixo.

  A iniciativa de cinco estudantes da 5ª série da Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (PAS)pode ser o primeiro passo para o Rio Grande do Sul virar case internacional. De forma inédita no Brasil, uma instituição de ensino garantirá a doação de refeições de qualidade à mesa de 77 crianças de quatro meses a seis anos, em situação de vulnerabilidade social. O projeto faz parte do trabalho de conclusão do grupo de Ensino Fundamental, e foi desenvolvido com o aconselhamento de pais e professores.

  A assinatura do Termo de Compromisso de Doação ocorre na quarta-feira (20 de maio), às 14h, no restaurante da PAS (Av. João Obino, 110), com a presença da diretoria da Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (parceira na disponibilização dos alimentos), alunos (autores da projeto), lideranças da Puras FO (parceira responsável pelo transporte dos alimentos), da Sodexo do Brasil (parceira no provimento das refeições, administra o restaurante da Escola Panamericana) e  do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul (instituição que responde oficialmente pela doação). No mesmo dia, próximo às 16h, as crianças da Escola de Educação Infantil Boa Vista,  que estavam recebendo um lanche em substituição ao jantar  devido à dificuldades financeiras da instituição, receberão a primeira refeição do acordo firmado, na Rua Salomão Dubin, 11, Bairro Boa Vista.

·  Campanha Ame a Comida. Odeie o Desperdício,  plano de negócios e o envolvimento de parcerias

·  Além de pesquisarem sobre o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo, implantarem a campanha de conscientização na escola Ame a Comida. Odeie o Desperdício, os estudantes criaram um verdadeiro plano de negócios para transferir o excedente da produção (comida que ficou no balcão de distribuição e nas panelas da cozinha) do restaurante da PAS para a Escola de Educação Infantil Boa Vista (Rua Salomão Dubin, 11). A entidade beneficiada, que tem como mantenedora a Associação de Moradores Jardim Ipiranga e é mantida através de recursos do convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, atende filhos de moradores do Quilombo Silva e das vilas Caddie e Resvalo, além de filhos de empregadas domésticas, porteiros e zeladores dos prédios que trabalham no entorno da instituição.

·  Reuniões semanais, visitas em busca de parcerias e o apoio de conselheiros

·  Para implementar a ação de cidadania e sustentabilidade, os estudantes Antônia Fischer (11 anos), Arthur Soirefmann (11), Gabriela Pecoits (11), Isabella Gazzola (10) e Jerônimo Ballesty (11), contaram com o auxílio do empresário Hermes Gazzola, do psicólogo André Pecoits e do advogado Rodrigo Fischer, que atuaram como conselheiros. O trabalho apresentado em inglês por se tratar de uma escola internacional,  gerado a partir de pilares inseridos na Missão, Visão e Valores do projeto  - pensados e escritos pelos jovens –, cumpriu uma agenda de reuniões de gente  grande durante três meses, com encontros semanais e visitas em busca de parceiros.

  “O mais importante é que a iniciativa partiu da observação deles no horário do almoço e nos procuraram já com a proposta do tema. Nós contribuímos  para que eles aproveitassem essa oportunidade e desenvolvessem um planejamento consistente para aprenderem que para se chegar a algum objetivo temos muitas etapas a cumprir e muita luta pela frente”, afirma Gazzola. “Muito além do  aprendizado de estratégia de planejamento, as crianças ficaram muito felizes por poder ajudar a quem precisa, aprender  sobre a importância do não desperdício, da cidadania e da solidariedade”, conclui.  

·  Paulo Bernhard: “O projeto dos estudantes da PAS é inédito no Brasil. É a primeira escola a transferir  seu excedente de alimentos para uma instituição”

 Paulo Renê Bernhard, presidente da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, destaca que, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), metade dos 4 bilhões de toneladas de comida produzidos anualmente em todo o mundo é jogada no lixo. “O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos. Esse processo começa na lavoura, desde o plantio, passando pela colheita e armazenamento, depois transporte, industrialização e comercialização”. Bernhard afirma que o projeto dos estudantes da PAS é inédito no Brasil. “É a primeira escola a transferir  seu excedente de alimentos para uma instituição  e o que é mais lindo  de ver é que partiu da observação de crianças. Li o projeto, este case vai se tornar internacional com certeza.  Se ao menos todas as indústrias do País fizessem isso, poderíamos resolver 80% dos casos de fome em território nacional sem gastar nenhum centavo”, diz.

·  Padrões de segurança alimentar

·  Todo o processo de transporte dos alimentos em conjuntos de hotbox térmicos para a Escola de Educação Infantil Boa Vista segue padrões de segurança alimentar. “Esses equipamentos garantem que a comida permaneça sob temperaturas adequadas, explica o Rodrigo Fischer, pai de Antônia. Segundo o advogado, entre os critérios para a escolha da Escola de Educação Infantil Boa Vista,indicada pela ONG Parceiros Voluntários, foram consideradas a exigência dos alunos de ser uma instituição de atendimento à crianças pequenas. Também pesou  os bons cuidados com o manuseio dos alimentos e a boa logística de transporte. “Estes pré-requisitos garantirão que a comida permaneça com a mesma qualidade desde o momento da produção até a hora em que será servida aos pequenos. Outro ponto muito importante foi poder atender crianças que estavam sem o jantar”, completa.

·  SERVIÇO

· O QUE |Assinatura do termo de doação de alimentos da Associação Escola Panamericana de Porto Alegre (PAS) para a Escola de Educação Infantil Boa Vista

· QUANDO | 20 de maio, às 14h

· ONDE | PAS (Av. João Obino, 110)

· QUEM | Alunos envolvidos no projeto, diretoria da escola, conselheiros, presidente da Rede de Bancos de Alimentos do RS

·  Sobre a Escola de Educação Infantil Boa Vista

·  A Escola surgiu de uma reivindicação das comunidades Quilombo Silva, Vila Caddie e Vila Resvalo, para suprir as necessidades das mães dessas vilas na educação infantil, pois as mesmas necessitavam trabalhar para melhorar suas condições de vida. Então foi demandada no Orçamento Participativo no ano de 2002 e construída em 2007, passando a denominar-se Escola de Educação Infantil Boa Vista. Sua inauguração ocorreu no dia 17/10/2007 e sua mantenedora é a Associação de Moradores Jardim Ipiranga. A Associação e Dirigente da escola é presidida por Adroaldo Venturini Barboza. A escola conta ainda com uma Coordenadora Pedagógica Juliana Brito, uma Nutricionista Nivia Ornes, além de mais 14 funcionárias, entre educadoras, cozinheiras e auxiliar de serviços gerais.

  É mantida por meio de recursos do convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Atualmente atende 77 crianças com idades entre 4 meses e 6 anos, moradores das vilas Caddie, Resvalo e Quilombo Silva, com vários casos de crianças em situação de vulnerabilidade socioecônomica. Também atende filhos de empregadas domésticas, porteiros e zeladores de prédios localizados no entorno da Escola. 


Relacionado a Puras FO:

08/05/2014

Vamos Falar de Empreendedorismo? Empresário Hermes Gazzola é o convidado do 2º Encontro do Comitê de Jovens Empreendedores da ACI em Novo Hamburgo

O evento acontece no dia 13 de maio, das 13h às 18h30min, no Hotel Swan Tower (Av. Dr. Maurício Cardoso, 303).

05/09/2013

Hermes Gazolla é embaixador da Endeavor

O presidente da PURAS-FO, Hermes Gazolla, é o novo embaixador da Endeavor Brasil no Rio Grande do Sul, uma das principais organizações ...

Últimos releases

10/11/2019

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

Estudantes de cinco escolas públicas de Santa Bárbara d'Oeste exibem exposição fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania” no Museu da Imigração

ONG Parceiros Voluntários

28/10/2019

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

É nesta sexta-feira (25). #QualOMundoQueEuQuero? é o tema dos estudantes gaúchos reunidos no Fórum Tribal Metropolitano

ONG Parceiros Voluntários

25/10/2019

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS: EXPOSIÇÕES MOSTRAM TRABALHO SOCIAL DE ALUNOS POR TODO O PAÍS

ONG Parceiros Voluntários

Ver todos